Museu do levante de Varsóvia🇮🇩

A II Guerra Mundial…

…esse sem dúvida foi o momento mais esperado por mim nessa cidade, conhecer de perto o pior acontecimento que já houve na terra.

O Museu do Levente de Varsóvia (Muzeum Powstania Warszawskiego) é um memorial que retrata a história e os personagens do ato final da resistência polonesa à ocupação nazista.

Logo na entrada do museu, você ouve um som ambiente de bombas chegando, a sensação é que a guerra está rolando pelo lado de fora e que uma bomba vai atingir o prédio a qualquer momento. Só ali já deu pra arrepiar e sentir a guerra.

Na imagem acima estão alguns dos restos da destruição e as manchetes da época. Abaixo dos jornais tem uma tv com vídeos do holocausto e do dia a dia da guerra.

Forças locais se uniram para reocupar a cidade em 1944. Milhares de mortos, entre combatentes e civis, centenas de edifícios destruídos e muita dor ao povo polonês.

A exposição é bastante interativa e trás relatos emocionantes, armas, meios de transporte, muitas fotografias, uniformes.

Como eu já disse em outros post, eu sou um viciado em história e poder ver, tocar, ouvir o que foi isso. Apesar de triste, acho que todos deveriam ter um pouco de curiosidade de saber o que se passou naquela época, para nunca mais ninguém nem pensar em fazer mal ao próximo.

Réplica do esgoto

Ao final do tour do museu, existe uma réplica do sistema de esgoto e ele tem um papel crucial durante a guerra, foi uma rota de fuga dos judeus e em um dia escaparam 14mil pessoas. Confesso que é um pouco angustiante fazer esse trajeto ali dentro.


DICA
Aos domingos a entrada no museu é livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *