Old Town, A Cidade Velha de Varsóvia🇮🇩

A cidade velha de Varsóvia é a parte mais antiga da capital polonesa, quem vê ela toda nova e colorida assim, nem pensa que ela foi quase que totalmente destruída na Segunda Guerra pelas tropas alemãs. É impossível caminhar por essa parte da cidade e não lembrar da guerra, de cada bomba ou tiro disparado aqui no meio da praça.

Um pouco sobre Old Town

Old Town, Cidade Velha de Varsóvia é um patrimônio mundial histórico e cultural, tombado pela UNESCO em 1966. Possui grande relevância histórica, arquitetônica e cultural, a nível continental e mundial. Foi construído por volta do século XIV, e, entre vários outros usos, servia como uma espécie de muralha contra invasões. Atualmente resta apenas de 5% a 10% das construções originais. Sendo que foi quase destruída 4 vezes, a última destas durante a segunda guerra mundial.

warsaw_old_town_1945

A minha Old Town

Eu como um apreciador de história, a cidade velha de Varsóvia foi meu primeiro ponto turístico na capital polonesa. Tirando o frio de 5º, mas que por conta dos vento a sensação era de -5º, logo na chegada a praça me deparei com a imponência do Castelo Real, que anteriormente serviu ao longo dos séculos como a residência oficial dos monarcas poloneses.

Essa primeira praça é rodeada por restaurantes que na minha visão de mochileiro, eram caros. Não é pra menos também, um dos pontos principais da cidade. Como é de se esperar, a praça também é lotada de turistas, apesar de lembrar toda hora dos horrores da guerra, o clima é bem agradável.

Seguindo o caminho até a praça principal, passei por muitos becos e ruas estreitas e fiquei impressionado como eles cuidam de seus patrimônios históricos, com as ruas todas limpas, os prédios todos pintados com suas cores originais. Fiz esse mesmo caminho a noite e me senti muito seguro. Não tem pessoas dormindo no chão ou alguém que possa incomodar algum turista por ali.

A Old Town Market Place é o centro dessa parte velha da cidade. Ela é rodeada de bons restaurantes e lojas de souvenirs. O centro da praça da espaço para seus artistas de rua e onde se encontra o grande símbolo da cidade de Varsóvia, a estatua da Sereia.

O centro foi destruído pelos alemães durante a Segunda Guerra e reconstruída na década de 1950. Hoje sem dúvidas é um lugar agradável e leve de permanência se tornando uma grande atração turística.

untitled-2

Saindo da praça principal e dando a volta na cidade velha encontrei por um acaso a Igreja dos Jesuítas que é uma igreja ornamentada em Varsóvia. É uma das mais notáveis igrejas na Polónia. Sua bela torre pode ser visto a partir do Old Town Market Place. Imediatamente adjacente à Catedral de São João a St. John’s Cathedral, ela é uma igreja católica na cidade velha de Varsóvia. São João é uma das três catedrais em Varsóvia, mas o único que também é um Archcathedral.

O acesso é fácil até a Old Town, eu cheguei a pé, pois gosto de ver a cidade com mais calma e seu caminho até o próximo ponto turístico, mas tem um ponto de tram ao lado do Castelo Real.

Essa foi a foto que tirei no dia em que estive por lá, com o grande Castelo Real de fundo em um dia de tempo nublado e muito frio. Aproveite e siga-me no insta: raphacaires

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *